A depressão Oscar chega esta terça-feira a Portugal continental, esperando-se maior precipitação na quinta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
"O dia com mais precipitação será quinta-feira, dia 8, mais localizada nas regiões Norte e Centro", revelou Patrícia Marques, meteorologista do IPMA, em declarações à SIC Notícias.
Não se espera que a precipitação "atinja valores próximos" aos que têm atingido o arquipélago da Madeira, mas o IPMA não descarta a hipótese de serem emitidos avisos devido à chuva para o continente na quinta-feira.
"Não se espera, de longe, que a precipitação atinja valores próximos àqueles que têm atingido na Madeira e o vento também não soprará com tanta intensidade como tem soprado na Madeira", acrescentou a especialista.
Por sua vez, nos próximos dias, o estado do tempo deverá melhorar na Madeira e nos Açores.
Sublinhe-se que, de acordo com o site do IPMA, esta terça-feira são esperados "aguaceiros dispersos com possibilidade de trovoada no Norte e Centro durante a tarde e chuva fraca a partir do fim da tarde na região Sul, estendendo-se às regiões Norte e Centro". A chuva vai manter-se até ao dia 12 de junho.
Quarta-feira, estão previstos "períodos de chuva" e "vento de sul por vezes forte". Já na quinta-feira, segundo o IPMA, esperam-se "períodos de céu muito nublado" e "aguaceiros, que podem ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial nas regiões Norte e Centro e a partir do final da manhã".
Nos dias seguintes, a chuva continua a cair, em especial nas regiões Norte e Centro.
Recorde-se que, nas últimas horas, a depressão Oscar colocou a costa sul e zonas montanhosas da Madeira sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três. Às 15h00, este aviso passou a amarelo.
Leia Também: Proteção Civil da Madeira regista 109 ocorrências devido ao mau tempo