GNR detém 80 condutores por excesso de álcool no sábado

A Guarda nacional Republicana dá os dados provisórios sobre a Operação Natal e Ano Novo 2024/2025. Ontem, foram fiscalizados mais de dez mil condutores.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
22/12/2024 14:43 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto

País

GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR) revelou os dados relativos a sábado, 21 de dezembro, no âmbito da Operação Natal e Ano Novo 2024/2025.

 

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, as autoridades explicam que no âmbito desta operação foram fiscalizados 10476 condutores, dos quais, 138 conduziam com excesso de álcool e, destes, 80 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/L.

Segundo a mesma nota, foram detidas 29 pessoas por condução sem habilitação legal.

Segundo a GNR, das 1555 contraordenações rodoviárias detetadas, a maioria (591) dizem respeito ao excesso de velocidade, 161 por falta de inspeção periódica obrigatória, 59 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório, 58 por excessos de álcool, 55 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (SRC), 32 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.

Quanto à sinistralidade rodoviária, a GNR indicou que foram registados 233 acidentes, dos quais resultaram 5 vítimas mortais, 7 feridos graves e 78 feridos leves.

A GNR aponta ainda que durante esta operação continuará a priorizar a fiscalização a infrações como condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, excesso de velocidade, utilização indevida do telemóvel, entre outras.

"A GNR reafirma o seu compromisso de trabalhar para a segurança da população, sobretudo num período onde o convívio familiar e as tradições ganham ainda maior significado. Contamos com o contributo e a responsabilidade de todos para que estas festividades sejam celebradas em segurança e sem tragédias a lamentar", lê-se.

Leia Também: Oito dicas para a sua saúde digestiva não sofrer no Natal e Ano Novo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas