Mau tempo. Vinte pessoas pernoitam em instalação milita na Madeira

Vinte pessoas que ficaram desalojadas hoje na Madeira devido ao mau tempo, num total de 38, encontram-se instaladas provisoriamente no Regimento de Guarnição n.º 3 (RG3), no Funchal, indicou o secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos.

Notícia

© iStock

Lusa
06/06/2023 21:22 ‧ 06/06/2023 por Lusa

País

Meteorologia

O governante explicou que se trata de sete famílias residentes no Funchal, nas freguesias de Santo António (18 pessoas) e do Monte (duas pessoas), que foram instaladas no RG3 por razões de segurança, sendo que os restantes desalojados estão em casa de familiares.

A costa sul e as regiões montanhosas da ilha estiveram sob aviso vermelho entre as 15:00 de segunda-feira e as 15:00 de hoje devido à chuva forte e persistente por causa da passagem da depressão Óscar.

Em conferência de imprensa no Serviço Regional de Proteção Civil, Pedro Ramos disse que foram registadas 163 ocorrências, mobilizando 168 meios e 436 operacionais.

"O maior número de ocorrências registou-se no Funchal -- 70 -, Santa Cruz e Machico -- 24 - e Câmara de Lobos -- 28", especificou, referindo que o mau tempo motivou o encerramento dos centros de saúde do Monte, São Roque (Funchal), Campanário e Estreito de Câmara de Lobos (Câmara de Lobos), que retomam a atividade normal na quarta-feira.

As ocorrências mais frequentes foram derrocadas, queda de árvores e inundações, forçando o encerramento de vários troços de estradas em diversos pontos da ilha.

As escolas da ilha da Madeira estiveram também encerradas hoje e retomam a atividade na quarta-feira, situação que impossibilitou a realização da prova nacional de aferição de História e Geografia de Portugal do 5.º ano.

O delegado regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Victor Prior, indicou, na mesma conferência imprensa, que o limite do aviso vermelho -- 60 mm/6 horas (60 litros por metro quadrado em seis horas) foi "largamente ultrapassado" durante o temporal.

"Foram registados 180 mm no Chão do Areeiro [serra sobranceira ao Funchal] em seis horas, foi três vezes mais", disse, explicando que nas regiões montanhosas a precipitação atingiu em acumulado de 600 mm em 24 horas, o maior valor desde que há registo.

O temporal condicionou a operação no Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo, com o cancelamento de dezenas de voos, afetando milhares de passageiros, mas o movimento já foi retomado.

O arquipélago da Madeira encontra-se agora sem avisos de mau tempo.

Leia Também: Voos na Madeira retomados depois de dois dias de condicionamento

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas