Com o verão à porta e numa altura em que as temperaturas começam a aumentar, é necessário ter especial atenção com o calor, sobretudo os mais vulneráveis, como é o caso de bebés e crianças pequenas.
Desta forma, recuperamos algumas dicas da DECO Proteste para proteger os bebés do calor intenso, uma vez que estes dependem dos adultos para se manterem seguros.
Primeiro, opte por vestir-lhes "roupas leves, soltas e de cor clara".
Sempre que estiver ao ar livre, "evite a exposição direta ao sol (sobretudo entre as 11h00 e as 17h00) e use sempre chapéu".
Além disso, deve oferecer à criança "água com mais frequência e certifique-se de que ela ingere mais do que a quantidade habitual". No caso de lactantes em aleitamento materno, "as mães deverão dar mama mais vezes e, elas sim, aumentar o consumo de água". Caso façam aleitamento artificial, "deve-se reforçar a oferta de água entre as refeições".
O protetor solar "é essencial em crianças com mais de seis meses e deve ser aplicado sempre antes de sair de casa". Deve repor o protetor "a cada duas horas".
Muito importante, "nunca deixe qualquer bebé ou criança no carro estacionado ou noutro espaço ao sol, mesmo se estiver a dormir e mesmo que seja por pouco tempo".
Recorde-se que, além de crianças pequenas, são especialmente sensíveis aos efeitos do calor intenso as pessoas com 65 ou mais anos, portadores de doenças crónicas, como diabetes, doença cardíaca ou respiratória e aqueles que trabalham ou desenvolvem outra atividade no exterior.
Deve estar alerta para sintomas de desidratação, golpe de calor ou exaustão por calor e, em caso de emergência, ligue o 112.
Leia Também: Dia de calor! Temperaturas podem ir até aos 38ºC na sexta-feira