O Júri Nacional de Exames revelou que o exame nacional de Português, que decorreu esta segunda-feira, foi realizado por 78,7% dos 42.584 alunos do 12.º ano inscritos. No total, estiveram presentes 33.515 alunos e faltaram 9.069.
Já o exame de Português Língua Não Materna (PLNM) Nível A2 foi realizado por 1.060 dos 1.111 alunos inscritos. Ou seja, uma adesão de 95,4%. Já o mesmo exame para o Nível B1 contou com 705 dos 719 estudantes (98,1%).
Para o exame de PLNM intermédio estavam inscritos apenas 12 alunos e compareceram sete, perfazendo uma taxa de adesão de 58,3%. Ao exame de Português Língua Segunda compareceram 19 dos 22 alunos inscritos (86,4%).
Além dos exames de Língua Portuguesa, foram também esta segunda-feira realizados os exames de Mandarim (iniciação) e Italiano (iniciação). O exame de Mandarim contou com 34 inscritos, mas foi realizado por 24 (70,6%). Já o exame de Italiano tinha apenas quatro inscritos e metade faltou, o que resultou numa taxa de adesão de 50% - a mais baixa dos exames realizados hoje.
Sublinhe-se que época de exames nacionais do ensino secundário arrancou hoje, tendo os sindicatos de professores convocado greve às avaliações finais dos alunos, sujeitas a serviços mínimos por decisão do tribunal arbitral.
Leia Também: Já há correção para o exame nacional de Português de 12.º ano. Veja aqui