Realizou-se esta semana, no Estado-Maior da Armada, uma reunião formal entre os Estados-Maiores da Marinha Portuguesa e da Marinha do Brasil, "no contexto das relações bilaterais existentes entre as Marinhas dos dois países".
Em comunicado, a Marinha conta que, no final da reunião bienal, "foi assinado o Plano de Cooperação Bilateral que estabelece as atividades a serem realizadas pelos dois países nos próximos dois anos".
O chefe da delegação da Marinha do Brasil foi recebido em audiência pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, e pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, Vice-almirante António Henriques Gomes, numa reunião que "decorreu em ambiente de grande cordialidade e abertura tendo sido abordados temas de especial relevância para as Marinhas de ambos os países".
No âmbito das denominadas Naval Staff Talks "realizaram-se também visitas ao Centro de Experimentação Operacional da Marinha e ao Museu de Marinha", sendo a delegação portuguesa foi liderada pelo Subchefe do Estado-Maior da Armada, Contra-almirante Sousa Costa.
Por sua vez, a delegação da Marinha do Brasil pelo Subchefe de Assuntos Internacionais do Estado-Maior da Armada da Marinha do Brasil, Contra-almirante Alexandre Bessa de Oliveira.
Leia Também: Marinha faz exercício com Itália e Espanha para "aperfeiçoamento"