Uma nuvem de partículas de fumo, com origem nos incêndios do Canadá, que chegou às ilhas dos Açores no domingo, dia 25 de junho, deverá chegar ao território continental durante "as próximas horas", revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta segunda-feira.
De acordo com os meteorologistas, "esta nuvem é constituída por partículas muito pequenas (< 2.5 micrometros) e por gases (especialmente monóxido de Carbono)", resultantes dos fogos que durante as últimas semanas têm afetado o Canadá.
Ainda segundo o IPMA, "esta nuvem parece estar confinada acima dos 1.100 metros de altitude e por isso não deverá afetar as populações abaixo deste nível". No entanto, a nuvem deverá causar uma "redução de visibilidade e uma redução do brilho do Sol, bem como do tom azul do céu".
O IPMA continua a acompanhar a situação, podendo emitir uma nova atualização, caso se justifique.
#InfoIPMA: A nuvem de fumo dos incêndios no Canadá parece estar confinada acima dos 1100m de altitude e não deverá afetar em Portugal as populações abaixo deste nível. Contudo deverá causar redução de visibilidade, do brilho do Sol e do tom azul do céu https://t.co/9cs6xfYomi pic.twitter.com/U6TajlqO5m
— IPMA (@ipma_pt) June 26, 2023
Recorde-se que milhares de bombeiros de vários países do mundo, incluindo de Portugal, combatem os fogos ativos no Canadá, sendo a região mais afetada a província do Québec.
Leia Também: Gases dos fogos no Canadá chegam aos Açores. Segue-se a Península Ibérica