"Sabias que por ano são registados 1000 novos casos de leucemia em Portugal?". É assim que João Morais começa o seu apelo nas redes sociais, depois de revelar que em 2023 ter sido "um desses casos".
O jovem revelou no Instagram que "recentemente" foi "diagnosticado com uma leucemia mielóide aguda", estando atualmente internado, depois de realizar "o primeiro de vários ciclos de quimioterapia" que o esperam.
João irá precisar de um transplante de medula óssea e, revela, que "à data ainda não tenho um dador compatível", pedindo, por isso, a todos os que se possam para se inscreverem para serem dadores de medula.
"Não só por mim, mas por todos aqueles que estão a passar pelo mesmo que eu. Lembrem-se da quantidade de vidas que podem ser salvas!", escreveu João.
Ver esta publicação no Instagram
De acordo com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), para ser um potencial dador de medula óssea, é preciso "ter entre 18 e 45 anos", "ter no mínimo 50 kg e 1.50 metros de altura", "ser saudável" e "nunca ter recebido uma transfusão de sangue desde 1980".
De seguida, basta dirigir-se aos locais indicados aqui - para fazer a colheita de uma amostra de sangue.
Leia Também: "Vamos celebrar". Simão Correia teve alta depois do transplante de medula