O Infarmed suspendeu a comercialização no mercado nacional do V-Chek SARS-CoV-2 Rapid Ag Test (colloidal gold), um teste rápido de antigénio para despiste da Covid-19, fabricado pela SGA Muhendislik Danismanlik Egt Ic ve Dis Tic Ltd Sti.
Em nota publicada no seu site, a autoridade de saúde esclarece que a medida foi tomada após ter sido identificada a disponibilização deste dispositivo médico com uma "rotulagem que não se encontrava traduzida para língua portuguesa", fugindo assim aos requisitos estabelecidos por lei.
Com base na "informação disponibilizada" pelos "distribuidores deste dispositivo a operar em território nacional", o Infarmed refere que, neste momento, "a comercialização do referido dispositivo já se encontra descontinuada".
Porém, acrescenta: "por razões de precaução e zelo pela saúde pública, o Infarmed, I.P. determinou a suspensão imediata da comercialização do dispositivo médico para diagnóstico 'in vitro' V-Chek SARS-CoV-2 Rapid Ag Test (colloidal gold) do fabricante SGA Muhendislik Danismanlik Egt Ic ve Dis Tic Ltd Sti".
A autoridade de saúde, na mesma nota, asseverou ainda que as "entidades que eventualmente ainda disponham de unidades deste dispositivo médico não o devem disponibilizar".
Leia Também: Vacinação da Covid-19 foi a "mais escrutinada da história da Medicina"