O português Augusto Acabou, de 45 anos, foi um dos dois bombeiros que morreram, na madrugada desta quinta-feira, a combater um incêndio num navio cargueiro italiano ancorado no Porto de Newark, em New Jersey, nos Estados Unidos.
O homem é natural de Torreira, no concelho da Murtosa, no distrito de Aveiro, refere o jornal Luso-Americano.
Augusto tem pelo menos três familiares ligados à Proteção Civil e Segurança Pública e a sua morte consternou a comunidade local.
Era veterano do departamento de bombeiros de Newark e pertencia à corporação há 9 anos.
No combate ao mesmo incêndio morreu ainda Wayne Brooks, de 49 anos, e outros cinco bombeiros ficaram feridos.
Augusto Acabou© Reprodução/Bombeiros Newark
Nas redes sociais multiplicam-se as mensagens de condolências à família. "Hoje homenageamos as vidas corajosas de dois indivíduos incríveis, que sacrificaram tudo, incluindo a vida", pode ler-se numa partilhada feita pelo departamento de bombeiros a que pertencia o luso-americano.
"Às famílias de Wayne e Augusto, oferecemos as nossas mais profundas condolências e apoio inabalável. Os vossos entes queridos serão lembrados para sempre como guardiões da nossa comunidade e somos-lhes eternamente gratos. Descansem em paz irmãos, saibam que o vosso sacrifício jamais será esquecido", acrescentam.
O incêndio começou no 10.º andar do navio que tinha a abordo cinco mil carros. O fogo propagou-se aos pisos superiores e está a ser combatido há várias horas, por inúmeras corporações. As autoridades estão a investigar.
Leia Também: Astrofísico português dá nome a asteroide. É o 2.º a 'brilhar' nos céus