A família da mulher de 62 anos que perdeu a vida no dia 21 de junho, na sequência de uma explosão numa habitação em São Salvador do Campo, em Barcelos, lançou uma campanha de angariação de fundos, por forma a reconstruir a sua casa, que ficou “completamente destruída”.
Através da plataforma GoFundMe, José Araújo contou que a sua “família foi repentinamente assolada pela perda da [sua] casa devido a uma explosão com botija de gás”.
“Além de perdermos um querido membro da família, a nossa casa ficou completamente destruída. Conseguimos salvar alguns pequenos objetos, mas a maior parte das nossas coisas são irrecuperáveis devido à explosão e fogo”, complementou, assegurando que “todo o dinheiro doado terá como destino a compra de materiais para a reconstrução da nossa casa e para a compra de bens essenciais”.
“Agradeço do fundo do coração qualquer contributo feito”, rematou.
No total, a família pretende angariar cerca de cinco mil euros, conforme as informações disponíveis na plataforma GoFundMe.
Recorde-se que, além da vítima mortal e da destruição da residência familiar, a explosão provocou danos noutras casas e numa fábrica existentes na zona, disse fonte dos bombeiros.
Segundo o adjunto do Comando dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, José Simões, a causa mais provável da explosão terá sido uma fuga de gás. A habitação em que se registou a explosão "era recente" e ficou "praticamente toda destruída".
"Foi uma onda de choque muito grande, a habitação está praticamente toda destruída, há casas ao lado com vidros partidos e telhados parcialmente levantados", acrescentou José Simões.
Na habitação estavam outras duas pessoas, que escaparam "apenas com algumas escoriações" e que estão a ser assistidas por psicólogos do INEM.
O alerta foi dado pelas 07h09 daquele dia.
As causas da explosão vão ser investigadas pela Polícia Judiciária.
Leia Também: Mulher de 62 anos é a vítima mortal de explosão em habitação em Barcelos