Um falcão peneireiro juvenil, da espécie Falco tinnunculus, foi resgatado na sexta-feira pelo Comando Territorial do Porto da Guarda Nacional Republicana (GNR), no concelho de Valongo, segundo deu conta a autoridade em comunicado enviado às redações.
O resgate deu-se na sequência do alerta por parte de um popular a informar que na localidade de Baldeirão, no concelho de Valongo, "se encontrava uma ave de rapina com ferimentos numa asa, que a impossibilitava de voar".
O alerta motivou os militares da GNR a deslocarem-se ao local, onde procederam à recolha do animal.
"No decorrer da ação, a ave foi entregue no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, para monitorização e recuperação do seu estado de saúde e posterior devolução ao seu habitat natural", explica ainda a mesma nota.
A Guarda Nacional Republicana recorda ainda, no comunicado, que através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) "tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais". Para o efeito, recomenda a utilização da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), "funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas".
Leia Também: Águias levam cria de falcão para o ninho. Presas? Não, foi adoção