Foi decretada prisão preventiva para os três irmãos detidos pela Polícia de Segurança Pública (PSP), nos Açores, "fortemente indiciados da prática do crime de tráfico de droga".
Em comunicado, a PSP explica que as detenções se deram no âmbito de uma operação policial "visando o cumprimento de mandados de detenção", tendo sido também realizadas três buscas domiciliárias e quatro buscas não domiciliárias.
No total, foram apreendidos cerca de 124 mil euros em numerário, bem como 1.890 doses de cocaína, 1.000 doses de heroína, 110 doses de haxixe e aproximadamente um quilo de droga sintética. Também 3 veículos de alta cilindrada, 2 motociclos e outros objetos relacionados com o crime sob investigação foram apreendidos.
"No âmbito de um inquérito liderado por um Procurador da República do Ministério Público de Ponta Delgada e cuja investigação se encontra a cargo a brigada anticrime da PSP foram desenvolvidas diversas diligências policiais que permitiram descortinar uma rede de tráfico de droga composta por três irmãos, a qual projetava a respetiva ação criminosa em diferentes concelhos, da ilha de São Miguel, não apenas na capital açoriana mas também nos concelhos da Ribeira Grande e da Povoação", lê-se na nota informativa.
As diligências efetuadas pela PSP, que "se prolongaram por mais de um ano", permitiram recolher provas para identificar outros membros da célula criminosa, que "tinham a missão de escoar o produto estupefaciente e outras substâncias psicotrópicas em típicos cenários de venda direta de droga a inúmeros consumidores localizados em diferentes pontos da ilha de São Miguel".
"Ao longo das diferentes fases da investigação, foi ainda possível identificar e deter dois outros suspeitos, os quais, atuando de forma concertada, procediam ao escoamento das substâncias ilícitas da rede criminosa em determinados locais situados na freguesia do Cabouco e, também, no concelho da Povoação, encontrando-se ambos os suspeitos, neste momento, sujeitos a medidas de coação privativas de liberdade", continua a mesma missiva.
O trio já tinha sido referenciado anteriormente pelas autoridades, tendo mesmo já cumprido penas de prisão pela prática do crime de tráfico de droga.
[Notícia atualizada às 17h41]
Leia Também: Apreendidas 600 doses de droga e 400 euros após perseguição em Lisboa