Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

JMJ. Autarca de Coimbra diz que Dias nas Dioceses são "um grande desafio"

O presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, considerou hoje que os Dias nas Dioceses são "um grande desafio" para o seu município, que se prepara para receber mais de 14 mil peregrinos, de 60 nacionalidades.

JMJ. Autarca de Coimbra diz que Dias nas Dioceses são "um grande desafio"
Notícias ao Minuto

14:53 - 18/07/23 por Lusa

País JMJ2023

"Este é um grande desafio para o Município. Toda a organização da nossa parte, em conjunto com a organização das Jornadas, está a ser desenvolvida pelo nosso Gabinete dos Grandes Eventos, que já passou por desafios de igual ou superior dimensão e, portanto, tem mostrado a sua capacidade e a capacidade do Município para receber bem", sustentou.

Os Dias nas Dioceses no concelho de Coimbra decorrem de 26 a 31 de julho, tendo por objetivo a integração dos jovens de todo o mundo nas comunidades paroquiais.

São organizados pelo do Comité Organizador Diocesano (COD) de Coimbra da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e contam com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.

De acordo com o autarca, o Município de Coimbra "não podia deixar de participar de braços abertos" nestes dias de preparação para a JMJ.

"E fá-lo abrindo as escolas aos jovens da Jornada Mundiail da Juventude, onde vão pernoitar, vão conviver, vão tomar as suas refeições, vão organizar as suas atividades. Além disso, participamos com todo o apoio logístico que é necessário e com isenção de taxas", referiu.

Os jovens que vão participar nos Dias na Dioceses em Coimbra vão ficar alojados na Escola Básica (EB) 2,3 Rainha Santa Isabel (salas e auditório para alojamento e atividades no exterior e interior, refeitório para refeições diárias), na EB 2,3 Alice Gouveia (salas e auditórios para atividades no interior), na EB 2,3 Eugénio de Castro (salas e auditórios para atividades no interior) e na Escola Secundária Avelar Brotero (salas e auditórios para higiene diária e atividades no exterior e interior).

Ficarão ainda nas escolas secundárias Infanta Dona Maria (salas e auditórios para higiene diária e atividades no exterior e interior) e D. Dinis (salas e auditório para alojamento e atividades no exterior e interior, refeitório para refeições diárias) e na Escola Silva Gaio (salas e auditórios para alojamento, higiene diária e atividades no exterior e interior).

De acordo com o coordenador do Comité Organizador Diocesano (COD) de Coimbra da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Hugo Monteiro, Coimbra prepara-se para receber cerca de 14 mil peregrinos, de mais de 60 nacionalidades, de todos os continentes.

"Com eles vêm 34 bispos, 468 sacerdotes. Temos mais de 2.500 voluntários e mais de 10.700 famílias de acolhimento", informou.

No seu entender, estes são "números muito bons, muito grandes" e que deixam o COD "muito satisfeito".

Também o Bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, destacou que estes são "números que impressionam".

"Há um dinamismo que já é percetível e agora, à medida que se adensa a chegada deste acontecimento [JMJ], todos nós sentimos de facto uma alegria grande, um entusiasmo de dizer que valeu a pena todo o esforço que já foi feito e vale a pena todo o trabalho alegre que está a ser feito", concluiu.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre os dias 01 e 06 de agosto deste ano, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Eduardo VII e no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

A JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

A edição deste ano, que contará com a presença do Papa Francisco, esteve inicialmente prevista para 2022, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.

Leia Também: Fixando estima perda de 1,6 milhões para o setor dos serviços na JMJ

Recomendados para si

;
Campo obrigatório