Maria Luísa desapareceu há 9 dias. Ainda sem sinal, família lança apelo

A mulher desapareceu depois de ter dado entrada no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, e ter saído sem avisar a família.

Notícia

© D.R.

Notícias ao Minuto
20/07/2023 12:48 ‧ 20/07/2023 por Notícias ao Minuto

País

Lisboa

Maria Luísa Pires Fernandes desapareceu no dia 11 de julho depois de ter tido alta do Hospital Francisco Xavier, onde estava internada há um dia. A mulher saiu do hospital pelos próprios pés, contra a indicação do filho, e nunca mais foi vista. 

Ainda sem notícias da mãe, de 65 anos, os filhos da idosa lançam um novo apelo para tentar encontrá-la.

"Não temos qualquer rasto da minha mãe", reage Carlos Gil, ao Notícias ao Minuto, quase dez dias depois do seu desaparecimento.

"Tínhamos esperança que, com as notícias que foram partilhadas, ela aparecesse, mas nada", refere, indicando que a família continua à procura de Maria Luísa no terreno e em contacto com vários hospitais.

Carlos e a mãe viviam juntos no Bairro da Boavista, em Benfica, Lisboa, mas levavam "vidas independentes". A mulher, contudo, saía de casa apenas para dar uma volta de vez em quando, tendo "uma fixação em ir para casa", uma vez que tinha receio de se afastar para muito longe.

O desaparecimento de Maria Luísa

No dia 10 de julho, Maria Luísa disse estar a "sentir-se mal e com falta de ar" e foi chamada uma ambulância que a levou para "o Hospital Francisco Xavier", onde se manteve internada até ao dia seguinte.

No dia 11 de julho, o filho de Maria visitou-a pelas 19h, altura em que foi informado de que ainda não havia uma previsão de quando é que a sua mãe teria alta, uma vez que ainda era necessário realizar alguns exames médicos.

Cerca de duas horas depois, e quando se preparava para ir trabalhar, Carlos foi informado de que a mãe teria alta. O homem pediu a um tio que a fosse buscar, mas, quando este chegou ao hospital, Maria Luísa já tinha saído "pelos próprios pés".

Segundo Carlos, este terá informado que a mãe já teria alguns problemas de demência, diagnosticado pelo médico de família, e que não deveria sair sozinha. A informação terá sido ignorada e desde essa noite ninguém mais viu Maria Luísa.

Família e amigos procuram Maria Luísa no terreno

O desaparecimento de Maria Luísa foi reportado às autoridades, tendo a Polícia de Segurança Pública realizado as diligências necessárias para localizar a sexagenária, até agora sem sucesso.

Também familiares e vizinhos têm procurado pela mulher, tendo batido já a zona entre o hospital Francisco Xavier e Monsanto, sem sinal de Maria Luísa.

Segundo Carlos Gil, a PSP poderá passar o caso em breve para tribunal, para dar azo a uma investigação ao sucedido. O Notícias ao Minuto questionou a força policial sobre desenvolvimentos, mas ainda aguarda resposta.

Numa nova tentativa para encontrar a sexagenária, a família está a apelar para que o seu desaparecimento seja novamente noticiado. "Isto não é normal" e este é "mais um esforço" para encontrar a mulher, afirma o filho.

Leia Também: Aberto inquérito judicial ao desaparecimento do pequeno Émile

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas