JMJ: Cascais investe 1,5 milhões e estima receber até 60 mil pessoas

O concelho de Cascais vai alojar até 60.000 peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), disse à Lusa fonte da Câmara, que prevê um investimento direto de 1,5 milhões de euros no âmbito do evento.

Notícia

© Getty Images

Lusa
24/07/2023 12:11 ‧ 24/07/2023 por Lusa

País

JMJLisboa2023

Para acolher os peregrinos da JMJ, agendada para a primeira semana de agosto em Lisboa e Loures, o município de Cascais, no distrito de Lisboa, preparou mais de 100 espaços, entre escolas, pavilhões desportivos, instalações de coletividades, associações desportivas e juvenis e várias outras instituições parceiras.

"Prevemos acolher cerca de 40.000 peregrinos nestas instalações. A estes espaços acrescem outros coordenados pela Organização Vicarial da JMJ, equipamentos ligados à Igreja Católica, como colégios, seminários e instalações diversas, assim como em muitas famílias, incluindo a do presidente da Câmara", refere o município liderado por Carlos Carreiras (PSD), numa resposta à Lusa.

Estima-se que, se forem consideradas todas as modalidades de alojamento, o número de peregrinos possa chegar aos 60.000.

O município contabiliza "um milhão e meio de euros de investimento direto, ou seja, de acréscimo de despesa".

Haverá a "afetação de outros recursos municipais que não originam acréscimo de despesa em relação ao anualmente orçamentado, tais como limpeza urbana, espaços de acolhimento, apoio logístico, etc.", de acordo com a autarquia.

Durante a JMJ, a Câmara vai levar a cabo várias iniciativas, nas quais se inclui a exposição de um mural pintado à mão com três quilómetros e que irá ser exposto ao longo do percurso que o Papa Francisco irá fazer em Cascais.

O objetivo é dar as boas-vindas ao chefe da Igreja Católica, que vai visitar os jovens das Scholas Occurrentes em 03 de agosto.

O mural foi realizado por milhares de pessoas da sociedade civil cascalense, como alunos de escolas públicas e privadas, dezenas de associações (de juventude, desportivas, moradores, entre outras), reclusos das prisões situadas no concelho, instituições particulares de solidariedade social, trabalhadores do Hospital de Cascais e trabalhadores da autarquia.

Entre os dias 31 de julho e 06 de agosto estão previstas eucaristias, bem como o Festival de Música JMJ, com concertos a realizar no Hipódromo de Cascais (com Diana Castro, Quatro e Meia, Cuca Roseta, Irmã, Tiago Nacarato, Orquestra Juvenil da Maré e Rita Rocha), um torneio de voleibol de praia em Carcavelos (com 400 participantes) e várias catequeses em diferentes locais do concelho.

Segundo a autarquia, vão estar abertos para prestar apoio aos peregrinos o Welcome Center e o Espaço Saúde Peregrino, ambos no Centro de Congressos do Estoril, em articulação com centros de saúde, o Hospital de Cascais, bombeiros, farmácias e uma linha telefónica.

No dia 06 de agosto vai realizar-se o concerto final da JMJ em Cascais, nos Jardins do Casino Estoril.

A Câmara destaca que as pessoas podem aceder ao 'site' dedicado para a Jornada Mundial da Juventude no concelho com informações atualizadas diariamente.

A JMJ, considerada o maior acontecimento da Igreja Católica, e a vinda do Papa a Portugal deverão atrair, entre 01 e 06 de agosto, mais de um milhão de pessoas.

Leia Também: JMJ. APAV com equipas de apoio aos peregrinos a partir de quarta-feira

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas