A praia de Olhos d'Água, em Albufeira, no Algarve, está interditada a banhos desde a manhã desta quinta-feira, devido à presença de determinados "micro-organismos" na água, confirmou ao Notícias ao Minuto fonte da Capitania do Porto de Portimão.´Já à Lusa, a mesma fonte falou numa "contaminação microbiológica detetada na água".
A bandeira vermelha foi, então, içada, após indicações da Delegada de Saúde Regional. Ficará assim até que novas análises confirmem que a qualidade da água está reposta e não apresenta riscos para a saúde dos banhistas.
"A bandeira vermelha foi hasteada a meio da manhã", disse ainda o capitão do porto de Faro à Lusa, frisando que a APA vai continuar a testar a água do mar na praia, no âmbito da testagem regular à qualidade da água do mar que faz nas praias portuguesas.
Na terça-feira à tarde, as autoridades ambientais interditaram a banhos as praias de Vale do Lobo e de Quarteira, no concelho de Loulé, devido à presença de bactérias prejudiciais à saúde na água do mar, disse o comandante Santos Pereira.
Em declarações à agência Lusa, o comandante disse que as análises à qualidade da água do mar efetuadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) detetaram a presença de coliformes fecais na água e a delegada regional de saúde ordenou a interdição das duas praias a banhos.
A interdição acabou, no entanto, por durar menos de 24 horas. Num comunicado, a Autoridade Marítima Nacional indicou que, após nova análise à qualidade da água nas praias de Quarteira e Vale do Lobo, "a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) informou que o resultado da análise indica que os valores microbiológicos estavam dentro dos padrões de qualidade".
Assim, "e após orientações da Autoridade Regional de Saúde, foi levantada a interdição a banhos", tendo sido "dadas instruções para que fosse hasteada novamente a bandeira verde na praia".
[Notícia atualizada às 17h56]
Leia Também: Interdição a banhos em Quarteira e Vale do Lobo durou menos de 24 horas