Amadora recebe 13 mil peregrinos e abre 15 escolas para acolhimento

O município da Amadora, no distrito de Lisboa, disponibilizou 15 escolas e 11 pavilhões desportivos para acolher peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), estimando receber 13 mil jovens, indicou a Câmara Municipal.

Notícia

© Patrícia de Melo Moreira/AFP via Getty Images

Lusa
27/07/2023 17:54 ‧ 27/07/2023 por Lusa

País

JMJ

Segundo dados da autarquia enviados à agência Lusa, os peregrinos ficarão alojados em 15 escolas básicas e secundárias do concelho, num total de 411 salas de aula e em 11 pavilhões desportivos que serão adaptados para "oferecer o melhor acolhimento aos jovens".

"Saber receber está no ADN da Amadora, pelo que já temos as equipas municipais mobilizadas para que possamos proporcionar aos peregrinos que ficarão alojados no concelho as melhores condições para uma estadia acolhedora. Queremos que estes dias sejam de convívio, de festa e de partilha de experiências com a comunidade local", disse à Lusa a presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares (PS).

Além dos espaços de acolhimento, o município vizinho do concelho de Lisboa vai também disponibilizar aos peregrinos informações sobre os principais percursos entre as escolas onde estes ficarão alojados, os transportes, os supermercados, bem como os melhores itinerários de acesso às cerimónias da jornada.

A Câmara da Amadora indica, igualmente, que vai colocar sinalética nas ruas do concelho para "facilitar a circulação" e que está a trabalhar em rede com a Cruz Vermelha Portuguesa, os Bombeiros, a PSP, a Polícia Municipal, a Proteção Civil e as paróquias.

A agência Lusa questionou a autarquia sobre o investimento no âmbito da JMJ, mas a câmara remeteu para mais tarde.

Entre domingo e 07 de agosto, os jovens peregrinos vão ser acompanhados por mais de 1.300 voluntários paroquiais do município da Amadora.

Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa para a JMJ, que se realiza de 01 a 06 de agosto e conta com a presença do Papa Francisco.

Considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, a JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso de um encontro com jovens em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

O Papa, o primeiro a inscrever-se na JMJ, chega a Lisboa no dia 02 de agosto, tendo prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no dia 05 para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.

As principais cerimónias da jornada decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures, e no Parque Eduardo VII, no centro da capital.

Leia Também: JMJ. Mais de 800 escuteiros vão acolher peregrinos e entregar kits

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas