Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Portimão e Monchique são os concelhos algarvios (distrito de Faro) que hoje correm maior risco de incêndio, e no Alentejo estão no mesmo nível os concelhos de Portalegre, Marvão, Castelo de Vide e Nisa (distrito de Portalegre).
Na região Centro, estão abrangidos Vila Velha de Ródão e Proença-a-Nova, em Castelo Branco, e Mação (Santarém).
A norte, os concelhos mais vulneráveis são Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Miranda do Douro, Vimioso e Bragança (todos no distrito de Bragança).
Em perigo muito elevado estão perto de 70 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Santarém, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real.
O IPMA alerta ainda para o perigo elevado de incêndio em dezenas de outros concelhos dos distritos de Faro, Beja, Setúbal, Évora, Portalegre, Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto e Vila Real.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Desde o início do ano, já se registaram mais de 4.992 ocorrências de fogo, que afetaram mais de 10.500 hectares de espaços rurais.
Segundo o IPMA, o distrito de Faro está hoje (e até segunda-feira à noite) sob aviso amarelo devido à previsão de temperaturas muito elevadas, que podem chegar aos 36 graus Celsius (ºC), a temperatura máxima mais alta prevista para o país.
A temperatura máxima mais baixa prevista é de 24ºC em Viana do Castelo e Aveiro, onde são esperados também alguns aguaceiros.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16º C, na Guarda e em Bragança, e os 22ºC, em Faro.
O IPMA prevê para hoje no continente uma pequena subida da temperatura mínima e céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo a partir da tarde.
Leia Também: Bombeiros feridos em incêndio em Cascais "recuperados e no ativo"