Um incêndio deflagrou, na tarde desta segunda-feira, no Cine-Teatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, no distrito de Évora.
Segundo a informação que consta no site da Proteção Civil, a ocorrência continua em curso, estando no local 45 operacionais, acompanhados por 15 viaturas.
O alerta para o incêndio foi recebido pelas autoridades às 17h35.
Nas redes sociais, circulam já vários vídeos divulgados por meios de comunicação social locais, como pode ver a seguir.
Em declarações à RTP3, Inácio Esperança, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, explicou que o Cine-Teatro estava em obras quando as chamas deflagraram. A ideia passava por "reativar" o espaço, que está "há 14 anos fechado", através de um investimento superior a um milhão de euros. "Aconteceu um desastre, uma tragédia", referiu.
"Ocorreu um incêndio durante a execução dos trabalhos, que está a consumir toda a cobertura", acrescentou o autarca, que informou ainda que os bombeiros estão "no terreno" - a quem agradeceu o "esforço" e o "empenho".
E elaborou, explicando não sabendo se será possível concretizar a reabertura deste espaço: "Era uma obra no âmbito do Portugal 2030, que estava a cerca de 40 ou 50%. Esperávamos acabá-la até 31 de dezembro e, neste momento, teremos de rever todo o projeto".
Questionado sobre as causas do incêndio, o presidente da Câmara deu conta de que o mesmo deflagrou devido a "trabalhos decorrentes da obra" em questão, que tinham "a ver com soldadura das desenfumagens". Mas deixou uma garantia: "Vamos apurar depois o que aconteceu".
O autarca estima ainda um prejuízo de, pelo menos, "400 ou 500 mil euros".
À agência Lusa, fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central indicou que foram mobilizados bombeiros das corporações de Vila Viçosa, Évora, Alandroal, Estremoz, Arraiolos, Borba e Elvas, prevendo que os meios envolvidos sejam aumentados nos próximos minutos.
Com 64 anos de existência, o cineteatro está encerrado para espetáculos há cerca de 10 anos.
Inaugurado em 29 de julho de 1957, o equipamento é considerado pela autarquia como um "espaço de grande importância" para Vila Viçosa, situado numa das principais artérias da localidade.
[Notícia atualizada às 18h38]
Leia Também: Fogo em Albergaria mobiliza quase 130 operacionais e já está circunscrito