Com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) a começar oficialmente em Lisboa, os portugueses em todo o país, e as centenas de milhares de peregrinos que se encontram na zona da capital, podem esperar que o céu se mantenha limpo ou pouco nublado e que as temperaturas se mantenham a rondar uns suportáveis 30 graus.
Para quarta-feira, dia em que o Papa Francisco chega a Lisboa, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que o céu permaneça "geralmente muito nublado", com chuva fraca no Norte e Centro do país, especialmente no Minho e Douro litoral, e "vento por vezes forte no litoral Sul e terras altas".
A temperatura máxima deverá descer ligeiramente (antes de voltar a subir nos dias seguintes). Na região de Lisboa, os habitantes e os peregrinos podem esperar por "céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde" e "períodos de chuva fraca até final da manhã".
Fora do continente, nos Açores, os três grupos assistirão a "períodos de céu muito nublado com boas abertas", tirando no Grupo Central, onde o céu deverá ficar mais coberto ao final do dia. Também está prevista alguma chuva fraca, passando a aguaceiros na maioria do arquipélago. Já na Madeira, o IPMA espera por céu muito nublado e a "ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas terras altas".
Na quinta-feira, quando o Papa fizer a sua intervenção no palco do Parque Eduardo VII, ao final da tarde, as autoridades esperam que, apesar de uma pequena descida de temperatura, o céu se mantenha "pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao início da manhã", em todo o país.
Nos Açores, os três grupos voltam a ter "períodos de céu muito nublado com boas abertas" e vento fraco, mas os grupos Central e Oriental podem ter de lidar com aguaceiros fracos durante os períodos iniciais do dia. Já na Madeira, aponta-se para "céu muito nublado" e aguaceiros fracos no norte e nas terras altas.
Finalmente, a entrada para o fim de semana deverá ser mais soalheira e quente. Apesar das previsões com um maior prazo de tempo serem menos fiáveis, para já, o IPMA espera para sexta-feira que o continente registe céu pouco nublado ou limpo e uma subida da temperatura máxima, além de vento fraco no norte e por vezes forte no litoral e nas terras altas.
Para os Açores, a chuva deve desaparecer e deixar apenas um céu muito nublado, enquanto que a Madeira se deverá manter sob aguaceiros fracos.
Leia Também: Faro e arquipélago da Madeira sob aviso amarelo devido ao tempo quente