As Vésperas são parte da Liturgia das Horas, que se celebram à tarde.
Nesta celebração, na qual o Papa proferirá uma homilia, é esperada uma mensagem para o interior da Igreja Católica em Portugal.
No exterior do Mosteiro dos Jerónimos, a alguma distância, do outro lado da estrada, muitas centenas ou até milhares de pessoas, aguardam ao sol a chegada do Papa, empunhando bandeiras dos seus países e cantando.
Nas imediações, é visível um forte dispositivo policial, com o trânsito cortado e os peões a serem dirigidos para os locais onde podem permanecer.
Esta celebração litúrgica encerra o programa oficial do primeiro dia da visita que o Papa Francisco iniciou hoje a Portugal, onde permanecerá até domingo, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa para esta JMJ, considerado o maior acontecimento da Igreja Católica.
O Papa, o primeiro peregrino a inscrever-se na JMJ, além do programa em Lisboa, tem prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no sábado para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.
As principais iniciativas da jornada decorrem no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo, um recinto com cerca de 100 hectares a norte do Parque das Nações e em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.
Leia Também: PSP. Cerca de 25 elementos fazem segurança do Papa Francisco em Portugal