"Existe a previsão de que possam estar presentes entre 300 e 400 mil pessoas", disse o porta-voz do Sistema de Segurança Interna (SSI), Artur Querido, na conferência de imprensa diária sobre a operação de segurança da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que cumpre hoje o terceiro dia.
Artur Querido recordou que todos os peregrinos não inscritos na JMJ devem dirigir-se para a Avenida da Liberdade, uma vez que o espaço no Parque no Eduardo VII está reservado para os peregrinos inscritos.
Segundo o SSI, os peregrinos inscritos na JMJ devem dirigir-se, na zona do Parque no Eduardo VII, aos setores indicados nas respetivas credenciais.
Artur Querido pediu ainda aos peregrinos que o acesso a estas duas zonas de Lisboa seja feito com grande antecedência, uma vez que as autoridades vão fazer a revista na entrada nestes locais.
O diretor do departamento de operações da Polícia de Segurança Pública, Pedro Moura, especificou que os setores têm as letras A B e C com as devidas cores, que correspondem à cor e a letra que está nas credencias.
Sobre os peregrinos que não estão inscritos na JMJ, Pedro Moura disse que há um espaço dedicado na Avenida da Liberdade, onde estão ecrãs gigantes, e garantiu que a PSP vai ter a mesma atenção de segurança para com estas pessoas.
O oficial da PSP afirmou que mais de 300.000 mil peregrinos inscritos se registaram até ao momento nos locais de 'check-in' da JMJ.
Pedro Moura explicou que as autoridades estimam que estejam entre 300.000 e 400.000 peregrinos na cerimónia de hoje, mas alertou para a imprevisibilidade deste evento.
Em relação ao dispositivo policial de terça-feira montado para a missa inaugural da JMJ, o responsável referiu que foi "reavaliado e ajustado em pequenos pormenores", nomeadamente na localização de algumas entradas.
Lisboa está a ser palco da Jornada Mundial da Juventude, com a presença do Papa Francisco e que, até domingo, reúne mais de um milhão de peregrinos de todo o mundo.
[Notícia atualizada às 16h09]
Leia Também: Voluntários levaram a JMJ a mais de 50 mil pessoas vulneráveis