Depois de uma curta (mas demorada) viagem pela avenida principal do Santuário de Fátima, onde foi banhado por acenos e gritos e por onde parou para abençoar várias crianças, o Papa Francisco chegou à Capelinha das Aparições.
Desconhece-se quanto tempo demorará a oração do terço com os 112 jovens presentes, entre os quais se encontram jovens reclusos e outros portadores de deficiência.
Eram quase 9 horas quando o Papa Francisco chegou ao Santuário. A viagem foi feita de papamóvel, um jipe branco de marca Mercedes descapotável, ladeado por milhares de fiéis que encheram as ruas por onde passa o contingente.
Foi uma longa reta entre a entrada do parque de estacionamento e o espaço do Santuário, e a todo o comprimento a comitiva foi acompanhada por gritos, telemóveis e muitas pessoas.
A passagem de Francisco por Fátima é uma 'visita de médico', já que o Sumo Pontífice volta a Lisboa ao final do dia para celebrar a primeira vigília no espaço do Parque-Tejo, o principal espaço desta Jornada Mundial da Juventude.
É a segunda visita do Papa Francisco a Fátima, depois de, há seis anos, ter passado pelo Santuário para celebrar o centenário das aparições.
Após entrar na Capelinha das Aparições, Francisco deteve-se em silêncio em frente à imagem da Virgem de Fátima durante cerca cinco minutos e ofereceu o Rosário de Ouro ao Santuário.
Fora da Capelinha, alguns milhares de peregrinos aplaudiam, mas também se silenciaram, num momento de particular emoção para os fiéis.
Depois do terço, o Papa dirigirá uma palavra aos peregrinos e regressará a Lisboa, onde deverá chegar às 11h50.
Leia Também: Helicóptero do Papa Francisco sobrevoou Santuário. Veja as imagens