Uma multidão em quase absoluto silêncio acompanhou o Papa Francisco a rezar o terço em Fátima, na Capelinha das Aparições, naquele que foi o principal momento da passagem do Papa pelo Santuário onde esteve pela primeira vez há seis anos.
Francisco ficou de costas para o púlpito, de olhos fechados, junto à imagem da Virgem Maria no interior do espaço da capela. O terço foi rezado por jovens em várias línguas, sendo que o primeiro mistério foi lido por Daniela Sá, uma jovem com deficiência, e por Joana Cardoso, a sua acompanhante.
Houve também orações em italiano, castelhano, inglês, francês e ainda polaco, a língua do anterior Papa, João Paulo II, muito apegado ao Santuário de Fátima.
O líder da Igreja Católica, que ainda hoje estará de novo na capital portuguesa para uma vigília, chegou à Capelinha das Aparições às 09h12, com dois ramos de flores nas mãos.
Após entrar na Capelinha das Aparições, Francisco deteve-se em silêncio em frente à imagem da Virgem de Fátima durante cerca cinco minutos e ofereceu o Rosário de Ouro ao Santuário.
Fora da Capelinha, alguns milhares de peregrinos aplaudiam, mas também se silenciaram, num momento de particular emoção para os fiéis.
Depois do terço, o Papa dirigirá uma palavra aos peregrinos e regressará a Lisboa, onde deverá chegar às 11h50.
Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa até domingo para a JMJ, considerado o maior acontecimento da Igreja Católica.
Leia Também: Duzentas mil pessoas recebem o Papa no Santuário de Fátima