No entanto, fonte oficial da concessionária da autoestrada esclareceu que apesar de o trânsito estar reaberto nos dois sentidos, "no sentido Lisboa - Cascais só estão abertas a via central e a via da esquerda".
O incêndio foi provocado por um automóvel acidentado e parado na berma no sentido Lisboa-Cascais que se incendiou tendo as chamas alastrado ao parque florestal, que é atravessado pela autoestrada.
O fogo foi combatido por 66 elementos dos Sapadores Bombeiros, 36 bombeiros voluntários de Lisboa e 30 operacionais de outros concelhos da região de Lisboa, como Oeiras e Sintra.
O regimento de Sapadores Bombeiros tinha informado anteriormente que o incêndio teve início cerca das 22:00 de sábado e foi dado como extinto às 23:15.
As informações disponibilizadas na página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil indicam que o fogo teve início entre as freguesias de Benfica e Campo de Ourique.
O Parque Florestal de Monsanto, às portas da cidade (na área ocidental), tem mais de 900 hectares, sendo conhecido como "o pulmão de Lisboa". É uma mata diversificada, com equipamentos desportivos, culturais e de lazer.
Leia Também: Trânsito restabelecido nos dois sentidos da A5, anuncia Brisa