O avião da TAP que vai levar o Papa de Lisboa a Roma é um A321neo e deixou a pista do aeroporto de Lisboa às 18:22.
O Presidente da República chegou à base aérea às 17:15 e o primeiro-ministro cerca de dez minutos depois. Pelo Governo, estiveram também presentes o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.
O Papa Francisco chegou à placa onde estava o avião cerca das 17:35, na viatura ligeira branca na qual se deslocou pelas ruas de Lisboa ao longo destes cinco dias.
Antes de entrar no avião, o chefe da Igreja Católica recebeu alas militares de cortesia por cadetes da Academia Militar da Força Aérea.
O Papa Francisco deslocou-se até ao avião da TAP, que estava adornado antes da partida com uma bandeira de Portugal e outra do Vaticano, sentado numa cadeira de rodas, tal como tinha acontecido quando chegou a Lisboa, na quarta-feira, e fez o caminho ao contrário.
Na despedida estiveram também vários membros do clero, incluindo o cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, o cardeal Tolentino Mendonça e o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, bispo Américo Aguiar.
O Papa chegou à capital portuguesa na quarta-feira para presidir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Quando o avião deu a volta e começou a andar em direção à pista, as individualidades presentes alinharam-se numa fila lado a lado, com o Presidente da República e o primeiro-ministro ao centro, e começaram a acenar em despedida.
Segundo informação disponibilizada pela TAP, durante o voo será servida uma refeição cujo menú foi preparado pelo 'chef' Vítor Sobral com vários produtos nacionais.
Esta é a segunda vez que o Papa Francisco voa na TAP, depois de ter regressado na companhia aérea portuguesa após a visita a Fátima que aconteceu em 2017.
A TAP já transportou outros três papas antes de Francisco no âmbito de visitas a Portugal, nomeadamente o Papa Paulo VI, o Papa João Paulo II e, mais recentemente, o Papa Bento XVI.
Antes de regressar a Roma, o Papa Francisco encontrou-se com milhares de voluntários da JMJ, no passeio marítimo de Algés, no concelho de Oeiras e distrito de Lisboa.
De manhã, celebrou a missa que encerrou a JMJ, no Parque Tejo, na qual estiveram presentes cerca de 1,5 milhões de pessoas.
Cerca 1,5 milhão de pessoas, segundo a Santa Sé, estiveram esta semana em Lisboa para participar na JMJ, em Lisboa.
[Notícia atualizada às 19h57]
Leia Também: JMJ. Papa deixa Lisboa por volta das 18h20