O Papa Francisco despediu-se de Portugal no domingo, mas na segunda-feira ainda se realizou, no concelho de Oeiras, um evento no seguimento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Trata-se do Encontro Vocacional do Caminho Neocatecumenal, habitualmente realizado no âmbito destas jornadas - e que, a partir das 16h30 de ontem, juntou dezenas de milhares de jovens de várias nacionalidades no Passeio Marítimo de Algés. O encontro foi presidido pelo patriarca de Lisboa, o cardeal Manuel Clemente
Veja, na galeria acima, algumas das imagens que mostram que, tal como aconteceu de 1 a 6 de agosto, também esta iniciativa foi vivida em espírito de união e alegria.
Importa lembrar que a JMJ começou oficialmente na terça-feira, dia 1 de agosto, e decorreu até domingo, dia 6. Considerado o maior evento da Igreja Católica, a estimativa inicial apontava uma afluência de cerca de 1,5 milhões de pessoas ao longo de todo o evento, para além da participação do Sumo Pontífice, o Papa Francisco, que chegou a Portugal na quarta-feira.
As jornadas nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, na sequência de um primeiro encontro desta natureza promovido em Roma, em 1985, por ocasião da celebração do Ano Internacional da Juventude.
As principais cerimónias desta jornada decorreram no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, embora também tenham sido realizados eventos noutras localizações - nomeadamente no Parque Eduardo VII.
Leia Também: JMJ? "Algo que corre tão bem só pode ser ou obra de Deus ou de Todos"