Após dias de calor, temperaturas vão continuar a descer em Portugal
Os distritos mais quentes serão os de Faro, com uma temperatura de 39ºC, Castelo Branco (38º) e Évora e Beja (37ºC).
© THIBAUD MORITZ/AFP via Getty Images
País IPMA
Após a onda de calor verificada em Portugal nos últimos dias, com vários distritos a registar temperaturas acima dos 40ºC, espera-se para amanhã, quinta-feira, uma descida da temperatura.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos mais quentes de Portugal continental serão os de Faro, com uma temperatura de 39ºC, Castelo Branco (38º) e Évora e Beja (37ºC).
No lado inverso, Viana do Castelo registará a temperatura máxima mais ‘fresca’, de 24ºC. Seguem-se o Porto (25ºC) e Sines e Sagres (26ºC).
É esperado "céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal em especial no litoral oeste" e uma "pequena descida da temperatura mínima". No entanto, haverá uma "pequena subida da temperatura máxima no litoral da região Sul, sendo acentuada no sotavento algarvio".
Nas ilhas, a Região Autónoma da Madeira contará com céu limpo com uma temperatura máxima de 30ºC no Funchal e 27ºC no Porto Santo.
Já na Região Autónoma dos Açores, a ilha do Faial registará a temperatura mais quente (27ºC) e Ponta Delgada a mais fresca (25ºC). Está ainda previsto céu nublado e aguaceiros em todas as ilhas.
Num comunicado no início da semana, o IPMA informou que o estado do tempo em Portugal continental estava a ser "influenciado pela ação conjunta de um anticiclone localizado no Golfo da Biscaia e de uma depressão centrada a sudoeste da Península Ibérica, originando uma circulação de leste o que permite a ocorrência de tempo quente e seco".
Leia Também: Açores. Aviso amarelo para ilhas do grupo Oriental devido a chuva forte
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com