Meteorologia

  • 16 SEPTEMBER 2024
Tempo
27º
MIN 21º MÁX 36º

Bombeiros de Camarate repudiam acusações de Ventura nas suas instalações

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Camarate diz que declarações "representam um aproveitamento político atroz" e "uma atitude abusiva".

Bombeiros de Camarate repudiam acusações de Ventura nas suas instalações
Notícias ao Minuto

20:48 - 09/08/23 por Notícias ao Minuto

País Bombeiros

A Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Camarate repudiou veementemente as declarações do líder do Chega, André Ventura, sobre o presidente da Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), Tiago Oliveira, que foram proferidas à comunicação social durante uma visita do político às instalações.

Num comunicado, enviado às redações esta quarta-feira, os bombeiros criticam a "forma oportunista" de André Ventura e falam de um "aproveitamento da imagem da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Camarate".

"A Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Camarate, concordando ou não com o epicentro do problema, considera que estas declarações de André Ventura, dentro do espaço da Associação, representam um aproveitamento político atroz, uma atitude abusiva, atraindo propositadamente a comunicação social para dentro das nossas instalações, tentando criar uma perceção pública de concordância da nossa Associação com as declarações políticas proferidas pelo mesmo", sublinhou a associação no comunicado, reiterando a acusação de "aproveitamento e usurpação política dos factos".

Recorde-se que no epicentro da polémica estão as declarações do presidente da AGIF, em julho no Parlamento, em que questionou o facto de os "corpos de bombeiros receberem em função da área ardida", considerando o "objetivo perverso".

Na terça-feira, durante uma visita aos Bombeiros Voluntários de Camarate, André Ventura, considerou que as declarações de Tiago Oliveira são "falsas" e "criminosas".

"Tiago Oliveira não tem condições para se manter na posição em que está. É uma mentira grave. Lança a ignomínia sobre os nossos bombeiros e lança a suspeita de que estão a fazer negociata. Quanto mais área ardida, mais dinheiro eles ganham. Uma espécie de quanto mais multas passam, mais ganham", acusou o líder do Chega.

Na mesma visita, Ventura apelou ainda ao ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, que "emita a situação de alerta porque permite, do ponto de vista jurídico, uma mobilização de mais homens e de mais meios (...) para o combate às chamas".

"Emitir a situação de alerta é uma urgência, é uma necessidade. Apelo, em nome do Chega, a que o ministro o faça com rapidez e velocidade para que isto possa ser rapidamente resolvido", disse.

Leia Também: Bombeiros sentem-se "ofendidos e chocados" com presidente da AGIF

Recomendados para si

;
Campo obrigatório