O bispo auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, endereçou uma mensagem, através de um vídeo no Youtube da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a agradecer aos jovens peregrinos "pela presença e participação" no evento católico, admitindo ainda já sentir "saudade".
"Queria agradecer-vos pela vossa presença, pela vossa participação, pela festa que fizeram em Portugal", começou por referir Américo Aguiar, que se dirigiu ainda ao Papa Francisco para lhe agradecer "por nos inspirar sempre".
Segundo o bispo, os dias da JMJ "foram de encontro com Cristo vivo, de partilha de sonhos, de vontade de ajudar na construção da paz".
D. Américo Aguiar falou ainda de "um sentimento muito português: a saudade". "É uma palavra muito portuguesa para expressar a emoção ao recordar momentos bons, marcantes que vivemos", descreveu.
Em nome da JMJ, o bispo elaborou que "sentimos saudades de vos ter cá, de partilhar a vossa alegria, os vossos sonhos", dirigindo-se aos peregrinos, fincando que "é com essa saudade que construímos o futuro". Para D. Américo Aguiar, o evento mostrou que os jovens "são Igreja e sonham com uma Igreja jovem".
Recorde-se que a JMJ de Lisboa terminou no domingo, no mesmo dia em que o Papa Francisco, que chegou a Portugal a 2 de agosto, regressou ao Vaticano.
O maior acontecimento da Igreja Católica em Portugal juntou cerca de 1,5 milhões de jovens no Parque Tejo (Lisboa) para uma missa e uma vigília, com a presença do Papa Francisco.
A próxima JMJ realiza-se dentro de quatro anos em Seul, na Coreia do Sul.
Leia Também: "Semana da jornada não foi, na generalidade, boa", dizem comerciantes