Rotura causa danos em 7 lojas. Trabalhos demoram e constrangem circulação

Os trabalhos de reparação das condutas "vão demorar algumas horas", informou o subchefe do Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa, José Marques, em declarações aos jornalistas.

Notícia

© ShutterStock

Ema Gil Pires com Lusa
17/08/2023 22:11 ‧ 17/08/2023 por Ema Gil Pires com Lusa

País

Lisboa

O subchefe do Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa, José Marques, revelou, na noite desta quinta-feira, que "há o registo de danos" em "sete lojas" na sequência de uma rotura na canalização da EPAL - Empresa Portuguesa de Águas Livres, que ocorreu durante a tarde, na zona das Avenidas Novas, em Lisboa.

Em declarações aos jornalistas no local da ocorrência, confirmou o "registo de alguns danos por água": "seis nas galerias do centro comercial do Campo Pequeno, e outra nas imediações da rotura, numa loja situada na Avenida Defensores de Chaves". Os "pavimentos de madeira" de algumas das lojas sofreram danos na sequência do incidente.

Sobre a ocorrência, a fonte citada revelou que foi "imediatamente" estabelecido "um perímetro de segurança", tendo-se "interditado" tanto a Avenida Defensores de Chaves, como a Avenida João XXI. Foi também condicionado "o tráfego de automóveis e peões na Avenida da República, no sentido Saldanha-Entrecampos".

Após a rotura, a "EPAL deslocou-se para o local, tendo feito o corte total da água na zona", acrescentou José Marques. "Iniciaram os trabalhos de reparação da conduta que, segundo as previsões, vão demorar algumas horas", apontou ainda, não sabendo especificar "exatamente quantas horas" essas operações vão levar.

"Esta zona irá ficar condicionada ao tráfego, nomeadamente num dos sentidos da Avenida João XXI e, também, num dos sentidos da Avenida Defensores de Chaves", elucidou ainda o subchefe do Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa.

A mesma fonte avançou ainda que uma equipa de Higiene Urbana da Câmara Municipal de Lisboa irá para o local "fazer a limpeza dos detritos resultantes da rotura". E concluiu: "só após essa intervenção estão garantidas, ainda que condicionalmente, as condições de segurança para a retoma do tráfego automóvel e de peões".

Importa lembrar que a zona das Avenidas ficou totalmente inundada durante a tarde, segundo confirmou fonte da EPAL ao Notícias ao Minuto.

Entretanto, numa nota enviada às redações, a empresa admitiu que podem ocorrer "perturbações no abastecimento de água". "Estão já a ser efetuadas manobras no sentido de minimizar os impactos decorridos com a rotura da conduta, podendo ocorrer perturbações no abastecimento de água, afetando apenas no quarteirão contíguo", lê-se.

À Lusa, o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa indicou que o alerta foi recebido perto das 18h00, para "uma rutura de grandes dimensões" na zona das Avenidas Novas, em Lisboa.

Para o local deslocaram-se duas viaturas dos Bombeiros Sapadores e o piquete da EPAL.

Os bombeiros adiantaram ainda à agência noticiosa que a EPAL já cortou a água, mas o trânsito na zona está condicionado. Notando os condicionamentos no trânsito, a empresa "sugere a escolha de vias alternativas para a circulação".

O Notícias ao Minuto tentou confirmar os cortes de trânsito junto da Polícia de Segurança Pública (PSP), que também se encontra no terreno, mas tal não foi possível até ao momento.

Leia Também: Colisão entre elétricos causa vários feridos em Lisboa. Três são crianças

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas