Combate a fogo em Carrazeda de Ansiães atrasado pelos difíceis acessos

Os trabalhos de combate às chamas, em Areias, no concelho de Carrazeda de Ansiães, vão ser demorados devido aos difíceis acessos, explicou à Lusa o comandante local dos bombeiros.

Notícia

© Getty Images

Lusa
21/08/2023 23:13 ‧ 21/08/2023 por Lusa

País

Incêndios

"Temos um flanco, o esquerdo, que ainda está ativo. Os meios estão a progredir, mas com difíceis acessos. Vai ser um bocado demorado. Vamos tentar agora, com a noite, resolver esta parte desta frente de fogo, que é a única que está ativa", explicou o comandante Abílio Félix, dos bombeiros de Carrazeda de Ansiães.

A maior dificuldade são os difíceis acessos, onde os operacionais só conseguem fazer o combate "com material sapador". Os trabalhos, a evoluir favoravelmente, deverão durar, "em princípio, a noite toda", prevê Abílio Félix.

Não houve habitações em risco, mas Abílio Félix admite que poderá haver alguns prejuízos: "As populações não estiveram em risco. Bens agrícolas, já sabemos que irá haver alguns prejuízos".

Neste momento, o fogo tem uma frente ativa. Um dos setores está já em rescaldo e outro ainda ativo. Estão a ser feitos trabalhos apeados, numa zona de difícil acesso, junto ao IC5.

A via foi cortada ao início desta noite, pela segunda vez, "para segurança dos meios que estão a operar no local", informou fonte da Guarda Nacional Republicana, responsável pelas estradas.

A circulação está cortada em ambos em sentidos, entre os nós de Carrazeda de Ansiães e Pinhal do Norte, naquele concelho do distrito de Bragança.

O alerta foi dado às 15h26 da tarde desta segunda-feira, para a localidade de Areias, freguesia de Amedo e Zede, em Carrazeda de Ansiães.

O fogo chegou a ter três frentes ativas. Segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Emergência e de Proteção Civil. Às 22h50 as chamas eram combatidas por 144 operacionais e 47 viaturas.

Leia Também: Incêndios. Reaberta EN 214 em Carrazeda de Ansiães após corte ao trânsito

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas