Depois das restrições no acesso ao Parque Florestal de Monsanto aplicadas na terça-feira, devido às previsões meteorológicas de tempo quente pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), todos os espaços foram reabertos às 7h00 de quinta-feira.
O anúncio foi feito pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, que deu conta que as medidas foram suspensas pela “diminuição da temperatura do ar a partir desta quinta-feira”.
“Face às previsões do IPMA, que apontam para uma diminuição da temperatura do ar a partir desta quinta-feira, com valores de temperatura máxima em geral inferiores a 40°C, foram suspensas as medidas preventivas adotadas no Parque Florestal de Monsanto”, disse a entidade, através da rede social Facebook.
Nessa linha, os acessos aos dois Parques Recreativos do Alvito, aos 12 Parques de Merendas e aos estacionamentos públicos no interior do Parque Florestal de Monsanto foram reabertos.
Contudo, o organismo realçou que se mantém “o reforço da vigilância ativa em todo o parque pela Polícia Florestal Municipal de Lisboa e pelo Regimento de Sapadores Bombeiros – Lisboa”, durante as próximas 48 horas.
De notar que o IPMA prevê que as temperaturas comecem a descer de forma generalizada a partir desta sexta-feira, "atingindo valores normais para a época do ano no fim de semana".
A subida de temperatura esteve relacionada com "uma crista anticiclónica que se estendeu desde os Açores até à Europa Central, promovendo o transporte de uma massa de ar quente e seco com origem no norte de África sobre o território do continente".
Terça e quarta-feira foram, respetivamente, o quinto e sexto dias mais quentes dos últimos 15 anos em Portugal continental, com sete estações a ultrapassarem máximos históricos de temperatura.
Leia Também: Acesso a espaços no Parque de Monsanto condicionados devido ao calor