A Marinha Portuguesa anunciou esta sexta-feira que salvou 38 pessoas em 39 ações de busca e salvamento no mar.
No que diz respeito à área do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa, "foram registados 22 incidentes em que foram salvas 25 pessoas", refere a entidade em comunicado.
Em Ponta Delgada, "foram coordenadas 14 ações de busca e salvamento, tendo sido resgatadas oito pessoas".
"No Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal foram coordenadas três ações de busca e salvamento, tendo sido resgatadas cinco pessoas", destaca ainda a nota.
Para o "sucesso" deste sistema de salvamentos, "contribuem diferentes organizações e são empenhados meios de diversas entidades". Além da Marinha Portuguesa, também meios da Autoridade Marítima Nacional (AMN), da Força Aérea Portuguesa (FAP) e outros recursos e meios, "em especial do Instituto Nacional de Emergência Médica – Centro de Orientação de Doente Urgentes no mar (INEM CODU-MAR), dos Serviços Nacionais e Regionais de Proteção Civil e Bombeiros, das Administrações Marítimas e Portuárias, entre outros organismos."
Os navios e embarcações "que se desviam as suas rotas comerciais para prestarem o auxílio necessário" também são essenciais nestas ações.
Leia Também: "Ambiente fraterno". Marinha do Brasil em visita ao Corpo de Fuzileiros