O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada - em articulação com o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes - coordenou, desde sábado, o resgate de uma família francesa, que se encontravam a bordo de um veleiro ao largo da ilha de São Miguel, nos Açores.
Segundo nota da Marinha Portuguesa, um casal e uma criança de 5 anos, de nacionalidade francesa, a bordo do veleiro 'EMIA 5' estavam à deriva no mar devido a uma tempestade a Nordeste do Cabo Finisterra, em Espanha, tendo ativado a rádio baliza (EPIRB).
"Após várias tentativas de contacto com a embarcação, sem sucesso, foram ativados os meios necessários para o local", refere aquela força armada.
De imediato, o navio mercante 'AL YAMAMAH' dirigiu-se para o local e simultaneamente foi ativada a aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa para validar a origem do alerta e confirmar a necessidade de ajuda.
Na chegada ao local, foi constatado que o veleiro estava à deriva com o mastro partido. Em substituição da aeronave C-295, que atingiu o tempo limite de operação na área, foi ativada a aeronave P3 também da Força Aérea Portuguesa para monitorizar o veleiro e direcionar o helicóptero EH-101, que realizou a ação de resgate.
Os três tripulantes foram transportados para o aeroporto Sá Carneiro, no Porto, aterrando esta madrugada.
Leia Também: Estação Salva-vidas auxilia tripulantes de veleiro ao largo de Albufeira