Os tempos de espera para o atendimento no Serviço de Urgência do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, no distrito de Lisboa, estão elevados, esta sexta-feira.
De acordo com a informação disponibilizada no site do Serviço Nacional de Saúde, às 10h30 o tempo médio de espera para um doente considerado urgente ser atendido é de 5h26. A mesma página refere que a esta hora estão 58 pessoas ‘na fila’ para serem vistas por um médico.
Já esta semana, a unidade hospitalar esteve sem ambulâncias para urgências desde quarta-feira até às 9 horas de quinta.
Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Camarate, na altura, foi pedido aos corpos de bombeiros da área de influência do Hospital de Loures que passassem os dados clínicos para que o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) os pudesse referenciar. Os doentes foram encaminhados para o Hospital Santa Maria e para o Hospital São José, ambos em Lisboa.
No hospital Beatriz Ângelo foi onde, no mês passado, um idoso morreu à espera de transferência para o Santa Maria. Segundo o que o comandante dos Bombeiros de Loures referiu na altura, estava um ambiente de muita confusão neste centro hospitalar. Apercebendo-se disso, e tendo uma viatura disponível no exterior, estes Bombeiros disponibilizaram-se para proceder ao transporte do doente, algo que foi negado pelo Hospital Beatriz Ângelo.
Leia Também: Cerca de 90 mil utentes do SNS convidados a participar em estudo da OCDE