Os últimos dias de setembro têm sido marcados pelo aumento das temperaturas, que apesar de o outono já estar a decorrer, ainda permitem algumas idas à praia.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os termómetros vão continuar a registar temperaturas para uma 'despedida' do calor em todo o território continental.
As máximas mais elevadas deverão ser sentidas já no sábado, quando o distrito de Setúbal deverá atingir 39ºC. Mas também no resto do país as temperaturas vão estar favoráveis para 'banhos de sol', já que deverão ser atingidas temperaturas máximas acima dos 30ºC noutros distritos. Em Lisboa e Évora deverão ser de 36ºC, Beja, Coimbra e Braga com 35ºC, Sines, Leiria e Castelo Branco com 34ºC, Portalegre e Vila Real com 33ºC, Viana do Castelo e Viseu com 32ºC e Bragança e Porto com 31ºC.
No resto do continente, as máximas mais baixas serão de 28ºC, no distrito de Faro.
Já no Arquipélago dos Açores as máximas vão variar entre os 22ºC e os 24ºC, com céu parcialmente nublado ou aguaceiros em todas as ilhas à exceção de Santa Cruz das Flores. Na Madeira, as máximas vão variar entre os 27ºC, em Porto Santo, e os 29ºC, no Funchal.
E no domingo?
Já no domingo, as temperaturas estarão mais longe dos 40ºC, mas, ainda assim, com boas previsões para uma ida à praia. Setúbal continuará a ser o distrito mais quente, com 37ºC de máxima, seguido de Évora, com menos 1ºC.
Lisboa, Vila Real e Braga deverão atingir os 35ºC, enquanto, com menos 1ºC estarão os as regiões de Sines, Castelo Branco, Leiria, e Portalegre .
As máximas mais baixas deverão registar-se no Algarve, quase perto dos 30ºC.
Nas ilhas, Santa Cruz das Flores deverá também ter o céu parcialmente nublado, e o arquipélago vai registar máximas entre os 21ºC, nesse local, e os 24ºC, em Ponta Delgada. Na Madeira, a temperatura mais alta deverá ser registada no Funchal, com 28ºC.
Leia Também: Federação de Nadadores Salvadores alerta para alto risco de afogamento