A médica Rita Sá Machado será a partir de dia 1 de novembro, a nova diretora-geral da Saúde, substituindo Graça Freitas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
De acordo com uma nota divulgada pelo Governo, a nova diretora-geral da Saúde, que desempenhava funções em Genebra, como Conselheira da Organização Mundial de Saúde (OMS) na área da Saúde e Migrações, vai assumir o cargo por um período de cinco anos.
Antes, "foi Conselheira de Migração e Assuntos Humanitários no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Missão Permanente em Portugal, e chefe de divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção-Geral da Saúde (DGS)", lê-se ainda.
Na nota, o ministro da Saúde endereça ainda os "maiores sucessos" à nova diretora-geral da Saúde e "renova o agradecimento à anterior Diretora, Graça Freitas, pela dedicação e qualidade do trabalho desenvolvido nos vários anos dedicados à instituição e à causa pública".
"Será também aberto um novo concurso para o cargo de subdiretor-geral da Saúde, lugar que continuará a ser exercido, em regime de substituição, por André Peralta", termina.
Recorde-se que Graça Freitas terminou o mandato como diretora-geral da Saúde a 31 de dezembro de 2022 e optou por não renovar por mais cinco anos.
Rita Sá Machado é a 21.ª pessoa a ocupar o cargo desde que a DGS foi criada, em outubro de 1899.
[Notícia atualizada às 18h43]
Leia Também: Cerca de 300 médicos manifestam-se junto ao Ministério em defesa do SNS