A depressão Aline irá afetar Portugal continental a partir desta quarta-feira, dia em que é esperada chuva em todo o território e uma pequena descida da temperatura mínima. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as regiões Norte e Centro serão as mais afetadas pela precipitação, por vezes fortes, a partir do fim da tarde.
No dia de hoje, espera-se ainda "vento forte, em especial no litoral e nas terras altas e a partir do fim da tarde", bem como "agitação marítima forte".
No Norte e Centro o céu estará "geralmente muito nublado" e esperam-se "períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes a partir do fim da tarde". Há ainda a "possibilidade de ocorrência de trovoada" também a partir da tarde.
Está previsto "vento fraco a moderado (até 30 km/h) de sudoeste, tornando-se, a partir da tarde, moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral e nas terras altas, com rajadas até 90 km/h".
Na região Sul, o céu também estará "geralmente muito nublado" e vão ocorrer "períodos de chuva ou aguaceiros". Espera-se "vento fraco a moderado (até 30 km/h) de sudoeste, tornando-se por vezes forte (até 40 km/h) no litoral e nas terras altas a partir da tarde".
As temperaturas máximas vão variar entre os 24 graus, em Setúbal, e os 16 graus, na Guarda. Já as mínimas vão oscilar entre os 19 graus, em Coimbra e Faro, e os 12 graus, na Guarda.
De realçar que há vários distritos sob aviso amarelo devido à chuva e alguns também devido ao vento. O estado do tempo agrava-se na quinta-feira, dia em que o IPMA emitiu aviso laranja para os 18 distritos do continente.
A depressão Aline transporta uma massa de ar quente, húmida e instável, que vai trazer precipitação forte e rajadas de vento que poderão superar os 100 quilómetros/hora e agitação marítima.
Leia Também: Depois de Babet, vem aí a depressão Aline (e traz fortes aguaceiros)