Ainda que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tenha dado conta de que os efeitos da depressão Aline serão mais intensos na quinta-feira, este fenómeno já começou a fazer estragos no Norte do país, onde foram registadas inundações, estradas alagadas e derrocadas.
“Caos em Braga”, escreveu a página Meteo Trás os Montes – Portugal nas redes sociais, publicando um vídeo de uma longo congestionamento de trânsito devido a uma estrada alagada, como poderá ver na galeria acima.
Um cenário semelhante verificou-se em locais como Penafiel, Chaves, Monção, Vila do Conde e Fânzeres, em Gondomar, mas também em Guimarães. Nesta última região, a página divulgou que a estação de camionagem estava alagada, incluindo uma fotografia do local.
A Junta de Freguesia de São Torcato, também em Guimarães, alertou que a queda de um muro levou à derrocada de parte da estrada, condicionando a circulação do lado esquerdo da via.
"Perigo! Informamos a população que a via de acesso esquerdo da colina verde encontra-se condicionada e irá ser avaliada a necessidade de corte. O muro de suporte da via ruiu, levando parte da via. Pedimos a máxima precaução e cuidado! Estamos no local com sinalização provisória e daremos mais informações assim que possível", disse a entidade.
“Situação muito complicada no Minho”, lamentou ainda a página Meteo Trás os Montes – Portugal, republicando um vídeo que mostrava a Rua de S. Nicolau dos Estudantes inundada.
Veja as imagens e vídeos:
Recorde-se que, segundo o IPMA, a precipitação, que "deverá ser por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada no litoral das regiões Norte e Centro, logo a partir da tarde do dia 18", deverá estender-se "ao restante território a partir da madrugada do dia 19 e aumentando de frequência e intensidade durante a tarde desse dia".
O organismo prevê “que o vento sopre de sudoeste, tornando-se gradualmente forte nas regiões Centro e Sul a partir da manhã, com rajadas que poderão superar os 100 km/h, em especial no litoral a sul do Cabo Mondego e incluindo a costa sul do Algarve, e nas serras destas regiões, rodando para noroeste a partir do fim da tarde e enfraquecendo gradualmente”.
Saliente-se que vários distritos de Portugal continental já estão sob aviso amarelo e laranja devido à chuva e ao vento. Na quinta-feira, os 18 distritos do continente estarão sob aviso laranja.
Leia Também: Depressão Aline chegou, e agora? Um guia com tudo o que deve saber