A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, na última semana, mais de 12 toneladas de azeitona, proveniente de diversos furtos ocorridos em toda a região do Alentejo, num valor superior a 14 mil euros, segundo confirmou a autoridade ao Notícias ao Minuto.
Face à escassez do azeite em Portugal e ao aumento que se tem verificando nos preços praticados, a ASAE alerta que "existe, alegadamente, um maior risco de práticas fraudulentas neste setor". Assim, a ASAE tem procedido "ao acompanhamento e vigilância da origem da azeitona que entra nos lagares e ajuntadores, combatendo a recetação de azeitona roubada nos olivais e com a análise da sua rastreabilidade, para garantir a origem declarada".
A este propósito, a ASAE acabou por realizar uma apreensão, na zona do Alentejo, "numa unidade industrial recetora de azeitona e na qual se detetou a existência de 12 toneladas de azeitona proveniente de diversos furtos ocorridos em toda a região do Alentejo".
Desta ação, "resultou a instauração de um processo-crime, pelos ilícitos de furto e recetação e a apreensão de 12 toneladas de azeitona, avaliada no mercado em mais de 14.000,00 euros".
Foram "identificados os autores materiais dos ilícitos criminais detetados, bem como, de alguns lesados com a prática desses furtos", acrescenta a ASAE.
Leia Também: ASAE apreende 1,4 toneladas de bivalves vivos e pescado em Grândola