Semana será de chuva "forte e persistente". Máximas chegarão aos 22ºC
Os primeiros episódios de queda de neve na Serra da Estrela deverão ainda acontecer no final da semana.
© PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images
País Temperaturas
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) fez, este domingo, um balanço sobre as temperaturas e condições meteorológicas que estão previstas para a próxima semana.
Numa publicação partilhada no Facebook, os responsáveis dão conta de que entre 30 de outubro e 5 de novembro "irá continuar o regime de precipitação que se tem verificado no continente" desde o passado dia 13.
Desta forma, os especialistas preveem que a semana irá registar uma "precipitação forte e persistente no litoral a norte do rio Vouga", em especial nas regiões montanhosas e a partir do meio da semana.
"Os valores de precipitação serão menores na Beira interior e a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela", com segunda-feira a ser o dia no qual existe menor probabilidade de ocorrência de precipitação, "em especial na região sul"
"No final da semana existe ainda a possibilidade que ocorram os primeiros episódios de queda de neve na Serra da Estrela", lê-se na publicação, partilhada na sexta-feira.
De acordo com os especialistas esta situação é justificada pela "passagem sucessiva de ondulações frontais associadas a uma região depressionária que se localizará a oeste ou sobre as ilhas Britânicas durante toda a semana".
"Este cenário apresenta uma elevada probabilidade de ocorrência, sendo que existe uma probabilidade entre 30 e 50% que possa persistir até meio da semana seguinte", acrescentam.
Já quanto às temperaturas, os responsáveis dão conta de que os termómetros no continente deverão variar entre os 8ºC e os 22ºC, com as temperaturas mínimas a chegar aos 3ºC, no nordeste Transmontano e os mais elevados, 12ºC, no litoral sul.
"O vento irá predominar do quadrante oeste, podendo ser forte a partir do meio da semana, período em que também se prevê um aumento da agitação marítima na costa Ocidental, em especial das regiões Norte e Centro", rematam.
Segundo o site do IPMA, nos arquipélagos as temperaturas deverão atingir temperaturas mais altas, com o arquipélago da Madeira a poder chegar aos 24ºC já na segunda-feira, enquanto nos Açores se deverão registar 21ºC de máxima.
Leia Também: Mau tempo. Parte da muralha do Castelo da Feira ruiu durante a madrugada
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com