Urgência Pediátrica de Évora com equipa reduzida de noite até sexta-feira

O Serviço de Urgência Pediátrica do hospital de Évora vai funcionar com uma equipa reduzida, constituída por dois médicos, durante o período da noite e madrugada, desde hoje e até sexta-feira, revelou a unidade hospitalar.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
01/11/2023 14:10 ‧ 01/11/2023 por Lusa

País

Évora

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) anunciou que apenas "serão assistidos os doentes que sejam referenciados pelo CODU/INEM, pela Linha de Saúde 24 ou por outros médicos".

O que significa que, para serem atendidos no Serviço de Urgência Pediátrica do HESE, desde hoje e até sexta-feira, no período noturno, entre as 21:00 e as 09:00, é necessário que os utentes passem por essa pré-triagem.

Durante o período em que a urgência pediátrica vai ter equipa reduzida, o serviço "continuará a funcionar para garantir a resposta às situações urgentes e emergentes", destacou o HESE.

Segundo o hospital de Évora, a redução da equipa que vai estar de serviço na Urgência Pediátrica "decorre de declarações de indisponibilidade para realização de trabalho extraordinário apresentadas pelos médicos".

Contactada pela Lusa, fonte hospitalar precisou que, habitualmente, o serviço é assegurado por três médicos, mas, durante estes três dias, no período noturno, "estarão apenas dois médicos" de serviço.

No comunicado hoje divulgado, com o objetivo de informar a população para esta alteração na urgência, o HESE insistiu que os utentes devem contactar a Linha de Saúde 24 e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), antes de se dirigirem à unidade hospitalar.

"Apela-se a todos os utentes que contactem a Linha de Saúde 24 antes de se dirigirem ao Serviço de Urgência Pediátrica, no período entre as 21:00 e as 09:00, para que sejam devidamente encaminhados, em função da gravidade do seu quadro clínico", sublinhou.

O atendimento durante o dia, entre as 09:00 às 21:00, até sexta-feira, "manter-se-á como habitualmente", frisou o HESE.

Leia Também: Quase 40 hospitais com cerca de 90% dos serviços indisponíveis

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas