Ainda que a depressão Ciarán não esteja a afetar diretamente Portugal continental, o que é facto é que, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta quinta-feira será marcada por chuva, por vezes forte, e por vento na generalidade do território.
"A depressão Ciarán não afetará diretamente Portugal Continental, embora esteja prevista a passagem da superfície frontal fria que lhe está associada pelo território continental durante a madrugada e manhã de dia 2", apontou o organismo, em comunicado.
Na mesma nota, o IPMA ressalvou que se prevê “precipitação, por vezes forte, em especial nas regiões Norte e Centro” para esta quinta-feira, podendo ainda haver “um aumento da intensidade do vento, que soprará forte no litoral das regiões Norte e Centro, com rajadas até 90 km/h, e nas terras altas, com rajadas até 110 km/h, podendo superar este valor nos pontos mais altos da Serra da Estrela”.
“Prevê-se também um aumento significativo da agitação marítima a partir do final do dia 1 na costa ocidental, com ondas de noroeste a atingir 5 a 7 metros de altura significativa, e ultrapassando temporariamente 7 metros. Na região da Madeira, o efeito da depressão Ciarán irá fazer-se sentir através do aumento da agitação marítima, que será de noroeste com 4 a 5 metros de altura significativa a partir desse período”, apontou.
Nessa linha, o IPMA colocou Aveiro, Braga, Porto, Viana do Castelo e Coimbra em alerta vermelho para agitação marítima a partir das 9h00 de hoje e até às 15h00 de sexta-feira, alerta que abrangerá Leiria e Lisboa entre as 9h00 e as 15h00 de sexta-feira.
Para hoje, estão em alerta amarelo Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Viana do Castelo, entre as 7h30 e as 9h00, devido à precipitação por vezes forte.
De notar que a depressão Ciarán deverá afetar França, Inglaterra e outros países da Europa ocidental esta quinta-feira, que poderão enfrentar alguns dos ventos mais fortes registados em décadas.
Em França, a Météo-France alertou para ventos com rajadas de cerca de 145 km/h na Bretanha, Normandia e Pays de la Loire. No extremo noroeste do país, são esperados ventos de até 170 km/h e ondas de quase 10 metros de altura.
Por seu turno, no Reino Unido, serviço de meteorologia britânico emitiu alertas de mau tempo para ventos com rajadas de cerca de 130km/h ou mais nas áreas costeiras entre a noite de quarta-feira e quinta-feira. As Ilhas do Canal e o leste da Inglaterra serão mais afetadas pelo vento e pela chuva, mas grande parte do sul e sudeste será também atingida por ventos e chuvas mais fortes do que o normal. Até ao momento, mais de 300 escolas já foram encerradas.
Leia Também: Sete distritos sob aviso vermelho devido a agitação marítima