Auroras boreais pintaram os céus. Em Portugal também foram vistas
Miguel Marques, um astrofotógrafo profissional, recorreu à sua página na rede social Facebook para partilhar imagens do momento.
© Miguel Marques / Facebook
País Céu
Não é todos os dias que o céu na Europa se ilumina desta forma: uma aurora boreal foi vista na noite de domingo para segunda-feira em vários países, num fenómeno considerado raro. Em Portugal, o espetáculo de luzes pintou o céu da Figueira da Foz.
Para prová-lo, Miguel Marques, um astrofotógrafo profissional, recorreu à sua página na rede social Facebook para partilhar imagens do momento.
"Auroras Boreais. É um tema que nos remete logo para os países nórdicos e frios, mas e se partilharmos convosco que ontem à noite conseguimos captar uma? Sim, sim, aqui em Portugal, mais concretamente na Figueira da Foz. Ténue e um pouco envergonhada atrás das nuvens, mas aquele tom rosado não engana ninguém", lê-se na descrição das imagens.
Segundo Miguel, "apesar de não ser visível a olho nu, não é todos os dias que se vê este fenómeno, muito menos aqui".
De acordo com a Euronews, em causa está uma tempestade geomagnética, que levou o fenómeno a ser apreciado em latitudes pouco habituais.
Contrariamente ao habitual, em que o espetáculo natural de luzes apenas pode ser desfrutado nas latitudes mais a norte, desta vez o fenómeno provocado pela interação do vento solar com o campo magnético da terra pôde ser visto em vários pontos da Europa, desde a Inglaterra à Hungria, passando por Ucrânia e Bulgária.
De recordar que o Notícias ao Minuto já tinha dado conta, no domingo, que uma aurora boreal tinha iluminado os céus da Ucrânia. De acordo com o Euromaiden Press, o fenómeno "extremamente raro na Ucrânia" pôde ser visto em várias cidades, tais como Kyiv, Dnipro, Chernihiv e Kharkiv.
Leia Também: Em tempo de guerra, céus da Ucrânia iluminam-se por aurora boreal
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com