Desde o dia 9 de agosto que Clara Pereira não vê os três gatos, – Guyzmo, Mikette, e Choupinette –, que deveriam ter embarcado num voo da companhia aérea TAP, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, com destino a França. A mulher, que está “desesperada”, denunciou o “total desinteresse do aeroporto” através das redes sociais.
Acumulam-se os apelos que, desde aquele dia, Clara Pereira deixa no Facebook. Segundo a idosa, o filho foi informado de que um veterinário deixou os felinos escapar quando ia verificar os chips dos animais, não tendo estes chegado a embarcar.
Contudo, e de acordo com a página Flytogether2021, “os gatos escaparam das transportadoras devido à negligência e maus-tratos infligidos por parte de um funcionário da Groundforce do aeroporto”.
A mulher, que disse ter passado noites no aeroporto em busca de respostas, denunciou o “total desinteresse” por parte da entidade, que acusou de lhe ter “virado as costas”.
“Fomos informados que a dona não tem tido apoio, nem manifestação de interesse por parte dos responsáveis do aeroporto, e que não há evidências de estarem a tentar localizar os animais que perderam. A ser verdade, é gravíssimo”, apontou o Grupo Gatos Urbanos, que assegurou estar “em contacto com o aeroporto e com a TAP, para saber o que se passou e o que está a ser feito para recuperar os animais”.
O coletivo aconselhou ainda a que os tutores “nunca aceitem que os animais sigam no porão”.
Ao Notícias ao Minuto, a TAP esclareceu ter entendido ser "essencial investigar aprofundadamente toda a situação", apontando que "lamenta e desconhece em absoluto o que possa estar na origem destas publicações e notícias".
"Nenhum gato foi confiado ou entregue à TAP para transporte no voo em questão, nem a autora das alegações apresenta qualquer prova de ter entregado os gatos à TAP para transporte. A informação não é verdadeira", assegurou a entidade.
O Notícias ao Minuto está também em contacto com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e com a ANA Aeroportos, por forma a confirmar a situação e a apurar as diligências em vigor.
[Notícia atualizada às 15h03]
Leia Também: O seu gato tem algum destes sinais? O melhor é levá-lo ao veterinário