O primeiro-ministro português, António Costa, saudou esta quinta-feira o seu homólogo espanhol, o socialista Pedro Sánchez, pela reeleição como presidente do governo espanhol.
"Felicitei Pedro Sánchez pela sua eleição como Presidente do Governo espanhol", disse Costa no X (antigo Twitter), poucos dias após o próprio líder do Partido Socialista espanhol (PSOE) ter mandado um "abraço" ao chefe do Governo português, prometendo que os socialistas espanhóis vão "ajudar o Partido Socialista (PS) a ganhar eleições em Portugal a 10 de março".
No X, Costa disse estar "certo de que [Pedro Sánchez] continuará a trabalhar para o desenvolvimento das relações entre Portugal e Espanha, em particular das regiões transfronteiriças".
Felicitei @sanchezcastejon pela sua eleição como Presidente do Governo espanhol.
— António Costa (@antoniocostapm) November 16, 2023
Estou certo de que continuará a trabalhar para o desenvolvimento das relações entre #Portugal e #Espanha, em particular das regiões transfronteiriças.
O líder do PSOE foi reconduzido como chefe do governo espanhol após o líder do Partido Popular, Alberto Núñez Feijóo, ter falhado a investidura, apesar de ter vencido as eleições legislativas de julho deste ano.
O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) foi o segundo mais votado nas eleições legislativas de 23 de julho e Sánchez foi hoje investido primeiro-ministro com o apoio de uma 'geringonça' de formações de esquerda e direita, regionalistas, nacionalistas e independentistas.
Sánchez vai assumir a liderança de um governo de coligação do PSOE com o Somar, uma plataforma de formações de esquerda liderada pela atual ministra do Trabalho, Yolanda Díaz.
O novo Governo foi viabilizado hoje, no parlamento, por mais seis partidos: Coligação Canária, Bloco Nacionalista Galego, Juntos pela Catalunha, Esquerda Republicana da Catalunha, EH Bildu (do País Basco) e Partido Nacionalista Basco.
Leia Também: É oficial. Sánchez 'passa no teste' e é reeleito primeiro-ministro