A Direção-Geral da Educação (DGE) vai passar a integrar alunos na reunião mensal de dirigentes.
Segundo comunicado do Ministério da Educação, o objetivo é ouvir a voz aos alunos, responder a questões, receber sugestões e discutir propostas no âmbito da competência da DGE.
"Este conselho consultivo integra 66 Agrupamentos de Escola/Escolas não Agrupadas, que durante o ano letivo vão reunir-se com a DGE para abordarem temas que escolherem", pode ler-se.
A primeira sessão realizou-se esta segunda-feira, dia 20 de novembro, com a participação online dos alunos do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, de Monte Abraão, Queluz e da Escola Secundária de Cascais e teve como temas 'Trabalhar a Cidadania na Escola' e 'A Cidadania Ativa - o que é ser jovem cidadão?'.
O Ministro da Educação, João Costa, participou neste primeiro encontro, que concretiza um objetivo antigo da tutela. "Durante décadas trabalhámos o currículo deixando sempre os alunos fora do processo de construção curricular. Desde 2016, quando introduzimos as alterações no nosso currículo, quisemos sempre ter painéis de alunos a participar em sessões de discussão, mas não tínhamos dado este passo de institucionalizar a voz dos alunos nos processos de decisão política", sublinhou.
Com esta iniciativa, reitera o ministério, pretende-se estimular uma participação ativa das crianças e jovens nas suas escolas, nas suas comunidades e um maior envolvimento cívico e democrático.
Leia Também: Tutela quer vincular docentes das escolas portuguesas no estrangeiro