Três reféns com ligação a Portugal vão ser libertados pelo Hamas nos próximos quatro dias como parte do acordo entre a organização terrorista e o governo israelita, garante a Comunidade Israelita do Porto, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
Em causa estão os dois filhos e um sobrinho de Dror Or, de 48 anos, que também se encontra sequestrado pelo Hamas e que obteve, entretanto, a nacionalidade portuguesa.
Note-se que Dror Or foi capturado pelo Hamas juntamente com os filhos, depois de a sua mulher ter sido assassinada. Também a irmã deste homem, Dana Or, foi raptada, bem como o filho desta, Liam Or, de 18 anos.
Dana está em processo de obtenção de nacionalidade portuguesa, afirma ainda a Comunidade Israelita do Porto.
De recordar que o acordo, anunciado esta quarta-feira, entre Israel e Hamas prevê a libertação de reféns detidos na Faixa de Gaza pelo movimento islamita, em troca de prisioneiros palestinianos e uma trégua nos combates.
Cerca de 240 pessoas foram feitas reféns durante o inédito e violento ataque desencadeado em 7 de outubro pelo Hamas em território israelita junto à Faixa de Gaza, o motivo para o mais recente conflito. Permanecem detidas em Gaza - onde o Hamas assumiu o poder em 2007 -, um enclave submetido desde 8 de outubro a intensos e indiscriminados bombardeamentos do Exército israelita, que prometeu "aniquilar" o movimento palestiniano.
Leia Também: Ministro israelita diz que Guterres "pode servir de porta-voz do Hamas"